Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Proibição pela Anvisa das mamadeiras com bisfenol A no Brasil

É preciso ficar atentas para nova medida e assim proteger os bêbes que mamam e nem sabem desse perigo todo.Antigamente as mamadeiras eram feitas de vidro muito mais higiênicas na monha opinião, fiquem ligadas mamães. 
 A Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nessa quinta-feira a venda e fabricação de mamadeiras que contenham BPA(bisfenol A)Em todo o Brasil.
Estudos recentes
O bisfenol A está presente no policarbonato, uma substância utilizada na fabricação de mamadeiras e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos. O estudo indica que pode  provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade, de acordo com pesquisas. apontam riscos  por estar em contato com essa substância.
A Anvisa levou em consideração o fato de o sistema de eliminação do BPA pelo corpo humano não ser tão desenvolvido em crianças até um ano.
 O principal substituto do policarbonato, nestes utensílios, é o polipropilenoOs fabricantes e importadores terão 90 dias para cumprir a determinação, a partir da publicação no "Diário Oficial da União". As mamadeiras fabricadas ou importadas dentro do prazo de 90 dias poderão ser comercializados até 31 de dezembro deste ano.

A substância já foi proibida na União Europeia, no Canadá, na China, na Malásia e na Costa Rica, além de 11 Estados norte-americanos.

Fonte de informação-Folha de São  Paulo