Pesquisar este blog

Seção Amarela e Marrom - Cuidando da Mente e do Corpo

ESTELA CARNEIRO
Reside em São Paulo
Sou formada em Pedagogia e trabalhei muito tempo com crianças e adultos analfabetos. Após minha iniciação em aulas de Yoga percebi que tinha muito mais a oferecer às pessoas do que simplesmente alfabetizá-las. Comecei então um curso de formação para professores de Yoga na Humaniversidade Holística com o professor Gerson D’Addio, formado em Hatha Yoga no Instituto Kaivalyadhana na Índia. A partir deste curso comecei a me aprofundar no que realmente é a essência do Yoga e o que nos traz de benefícios para o equilíbrio de nosso corpo, mente alma e espírito. Continuo meu aperfeiçoamento através de cursos, retiros e workshops, sempre com referencias nos melhores mestres e professores, podendo assim transmitir as pessoas que praticam comigo o quanto é importante a busca da espiritualidade através da prática do Yoga.

Meu objetivo em participar deste projeto é levar o Yoga para as gestantes mostrando todos os benefícios que esta pratica poderá trazer para elas. O aumento da flexibilidade, o controle da ansiedade e das emoções proporcionará a interação entre a mamãe e seu futuro bebê, garantindo assim um parto mais tranqüilo.

Algumas das praticas mais importantes são:

• Âsanas (posturas) – trabalha o equilíbrio e segurança, praticando-os com frequência conseguimos um melhor alongamento, força muscular e concentração melhorando assim a postura, prevenindo desconfortos e dores lombares.

• Prânâyâmas (respiração) – trabalha a respiração abdominal (diafragma – principal músculo da respiração) que é um dos instrumentos de controle efetivos para a harmonização do fluxo de pensamentos e o equilíbrio das emoções, trazendo assim melhor oxigenação para as gestantes e consequentemente para o bebê.

• Shavásana (relaxamento) – trabalha o relaxamento e a percepção dos efeitos da pratica no corpo, na respiração e na mente, transmitindo tranqüilidade a mamãe e o bebê.

• Meditação – Faz com que a mente e o corpo fiquem em sintonia conectados ao tempo presente, essa integração aumenta a serenidade e reduz os níveis de estresse e desgastes emocionais desnecessários, cultivando assim estados da mente que levam á paz e ao bem-estar.

A combinação destas praticas auxilia na circulação reduzindo edemas, favorece o posicionamento do bebê no útero e o encaixe na pelve, trazendo assim toda a harmonização e tranquilidade que o período entre a gestação e o parto requerem.