Pesquisar este blog

Seção Celeste - MATERNIDADE - DICAS E CURIOSIDADES

26/05/2010
Música e gravidez


Entenda os benefícios da música enquanto você espera o bebê nascer
Ana Paula Pontes


A música pode reduzir a ansiedade da mulher na gestação e criar um meio de comunicação com o bebê, útil para acalmá-lo depois do parto. A professora de canto popular Isadora Canto experimentou na própria gravidez, gostou e estudou para criar o PROJETO ACALANTO – Vivência Musical para Gestantes.
O que é o Acalanto?

É um curso de musicalização. Nele a mulher aprende uma série de exercícios, que utilizam estímulos e jogos musicais, percussão corporal e canções. Cada tipo de instrumento, dos formais aos improvisados, e os cantos, provocam reações diferentes no bebê, que ajudam a grávida a tomar consciência maior das mudanças no seu corpo e a estar mais atenta aos movimentos da criança.
Quem pode participar do curso?

Grávidas a partir do sexto mês e os pais. Além de ajudar o homem a se sentir mais participativo, o bebê se acostuma, desde a gestação, a diferenciar a voz de cada um.
Quais os benefícios?

Depois do parto, a repetição dos sons que o bebê ouviu ainda na barriga o remetem ao conforto do útero e faz com que se sinta bem. Além disso, estudos mostram que a voz da mãe estimula a sucção e ele se alimenta melhor. A do pai ajuda a acalmá-lo.

Os bebês e a música

Estudo americano mostra que a capacidade de a criança diferenciar músicas tristes das alegres já existe aos 5 meses de idade
Aline Ridolfi
A partir do quinto mês de gestação a audição do seu bebê já está desenvolvida. Quando ele cresce, logo é possível notar as diversas reações que ele tem ao ouvir diferentes sons. E foi pela forte relação que as crianças têm com este sentido que pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, conduziram um estudo que comprova que se pode diferenciar uma canção triste de uma alegre a partir dos 5 meses de vida.
Para chegar a este resultado, estudiosos reuniram 96 bebês de 5 e 9 meses e os submeteram à audição dos tipos de música. Quando a música triste era liberada aos menores, a expressão facial das crianças era emocionalmente neutra. Ao ouvir a canção animada os bebês de 5 meses demonstravam interesse, fitando os olhos por alguns segundos. Com os participantes de 9 meses, a reação foi exatamente inversa. Os resultados mostram a percepção evoluída de uma criança ainda pequena. “Eles não entendem o que é alegre e triste, mas certamente sabem que são coisas diferentes”, explica o psicólogo infantil Marcio Ferreira Jr. O especialista diz que o estudo mostra uma capacidade cognitiva surpreendente nos bebês.
Benefícios dos sons
Sons e ritmos podem ser utilizados para estimular diversas atitudes em crianças. Na cidade eslovaca de Kosice-Saca os recém-nascidos ouvem peças de Mozart e Vivaldi para dormirem melhor. De acordo com as enfermeiras do hospital que adotou esta técnica, o resultado é positivo - a música ajuda a acalmar os bebês. Quando quem canta é a mãe, está provado que uma simples canção de ninar, além de relaxar, ajuda a estreitar os laços afetivos entre ela e seu filho.
Aulas regulares de um instrumento musical como piano, a partir dos 3 anos de idade, ajudam a desenvolver a capacidade de entender o espaço tridimensional. Alguns médicos e musicistas também defendem que crianças que recebem estímulos musicais adequados aprendem a escrever mais facilmente e têm maior equilíbrio emocional.
Apesar do ato de tocar um instrumento ser importante, mesmo se o contato com a música for feito por apreciação, simplesmente ouvindo, os estímulos cerebrais também são bastante intensos.
Para estimular a apreciação musical em crianças, a musicoterapeuta Helena Sabino, explica que pequenas mudanças podem ser de grande valor. “Ao invés de distrair o bebê com a televisão você pode dar-lhe um tambor, um xilofone ou qualquer outro instrumento musical, incentivando-o a brincar e criar a sua própria música”, comenta.
A terapeuta ainda afirma que não há um estilo específico, ou algum proibido, para as crianças ouvirem, então recomenda que a mãe apresente ao filho suas canções favoritas. “Esta é uma forma de aumentar o vínculo dele com você. Cante junto, ouça e habitue-o com os sons”, encerra.

Retirado da Revista Eletrônica CRESCER.



24/05/2010

Maternidade ou não
De Martha Medeiros



Semana passada me telefonaram de um jornal para pedir um depoimento sobre mulheres que decidiram não ter filhos. Queriam um testemunho curto e rápido. Sobre um tema tão intenso? Fui curta e rápida, mas agora vou me estender.

Tenho duas filhas planejadas e amadas, que nunca me provocaram um segundo sequer de arrependimento. Mas nunca fui obcecada pela maternidade. Acredito que qualquer mulher pode ser feliz sem ser mãe. Existem diversas outras vias para distribuirmos nosso afeto, diversos outros interesses que preenchem uma vida: amigos, trabalho, paixões, viagens, literatura, música — até solidão, se me permitem a heresia. Conheço mulheres que se sentem íntegras e felizes sem ter tido filhos, e mulheres rabugentas que tiveram não sei por quê, já que só reclamam. Há de tudo nesta vida.

Mas tenho pensado nesta questão porque, dia desses, uma amiga inteligente, realizada e linda completou 50 anos e se revelou meio abatida por certos questionamentos que chegaram com a idade — uma idade que está longe de ser das trevas, mas que é emblemática, não se pode negar. Ela nunca quis ter filhos. Escolha, não impossibilidade. Tem uma vida de sonho, mas ela anda se perguntando: não tive filhos, será que fiz bem?

Ninguém tem a resposta. Mas é fácil compreender o dilema. Quando entramos nos 30, o relógio biológico exige uma decisão: ter ou não? Algumas resolvem: não. Criança dá trabalho, criança demanda muita atenção, criança é dependente, criança interfere no relacionamento do casal, criança dá despesa, criança é pra sempre. Tudo verdade, a não ser por um detalhe: crianças crescem. Crianças se transformam em adultos companheiros, crianças são quase sempre nossa versão melhorada, crianças herdarão não apenas nossos anéis, mas nossos genes, nosso jeito, nossa história, e isso é explosivo, intenso, diabólico, fenomenal. Aos 30, só pensamos na perda da liberdade, mas, aos 50, conseguimos finalmente entender que a maternidade é muito mais do que abnegação, é uma aposta no futuro. Depois dos anos palpitantes e frenéticos da juventude, chega uma hora em que deixamos de pensar apenas no lado prático da vida para valorizar as conquistas emocionais, que são as que verdadeiramente nos identificam.

Não estou fazendo apologia da maternidade, sigo acreditando que todas as escolhas são legítimas. Mas optar por não ter filhos não é algo trivial. É uma experiência profunda de que abriremos mão de vivenciar. É uma emoção que transferiremos para sobrinhos sem jamais saber como seria se eles fossem gerados por nós — ou adotados, o que dá no mesmo. Vale a pena desprezar este investimento de amor? Um investimento que, diga-se, é uma pedreira muitas vezes, não é nenhum mar de rosas? Nessas horas é que faz falta uma bola de cristal. O problema é se a dúvida vier nos atazanar mais adiante. A gente nunca sabe como teria sido se… É por isso que, neste caso, compensa queimar bastante os neurônios antes de decidir. Não dá para pensar no assunto levando-se em conta apenas o momento que se está passando, mas o contexto geral de uma vida. Porque não ser mãe também é para sempre.

                                                                               03/05/2010
ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO CORPO DA GESTANTE

Durante a gravidez várias mudanças ocorrem no corpo da mulher
O PRIMEIRO TRIMESTRE
Os trimestres são um meio conveniente de medir a gravidez. Entretanto , eles têm durações desiguais, e o terceiro trimestre varia de acordo com o tempo total da gravidez. O corpo da mulher faz um grande esforça durante o primeiro trimestre (1-12 semanas) para se adaptar ao embrião e à placenta em desenvolvimento.
- A taxa metabólica aumenta em 10-25% , de modo que o corpo acelera todas as suas funções.
- O rítmo cardíaco aumenta e o rítmo respiratório também aumenta à medida que mais oxigênio tem que ser levado ao feto e que mais dióxido de carbono é exalado.
- As fibras musculares do útero ficam , rapidamente maiores e mais grossas, e o útero em expansão tende a pressionar a bexiga, aumentando a vontade de urinar.
- O tamanho e peso dos seios aumentam rapidamente.
- Os seios tornam-se mais sensíveis logo nas primeiras semanas de gravidez.
- Surgem novos ductos lactíferos.
- As auréolas dos seios escurecem, e as glândulas nelas situados, chamadas tubérculos de Montgomery , aumentam em número e tornam-se mais salientes.
- Com o aumento do envio de sangue para os seios, as veias se tornam mais visíveis.

O SEGUNDO TRIMESTRE

Vai da 13ª à 18ª semana. No início desse trimestre, o útero em expansão ultrapassa a borda da pelve , o que resulta na perda gradual de cintura.

- A musculatura do trato intestinal relaxa, provocando diminuição das secreções gástricas; a comida fica mais tempo no estômago.
- Há menos evacuação pois o músculo intestinal está mais relaxado que o habitual.
- Os seios podem formigar e ficar doloridos.
- A pigmentação da pele tende a aumentar principalmente em áreas já pigmentadas como sardas, pintas , mamilos.
- Pode aparecer a linea nigra .
- As gengivas podem se tornar um tanto esponjosas devido à ação aumentada das hormônios da gravidez.
- O refluxo do esôfago pode provocar azia, devido ao relaxamento do esfíncter no alto do estômago.
- O coração trabalha duas vezes mais do que o de uma mulher não grávida, e faz circular 6 litros de sangue por minuto.
- O útero precisa de mais 50% de sangue que habitualmente.
- Os rins precisam de mais 25%de sangue do que habitualmente.

O TERCEIRO TRIMESTRE

Durante este trimestre (da 29ª semana em diante) , o feto em crescimento pressiona e restringe o diafragma. Por isso a mulher grávida respira mais rápida e profundamente, aspirando mais ar com cada inalação, o que aumenta o consumo de oxigênio.

- A taxa de ventilação aumenta cerca de 40% , passando dos 7 litros de ar por minuto da mulher não - grávida para 10 litros por minuto , enquanto o consumo de oxigênio aumenta apenas 20%. A maior sensibilidade das vias respiratórias aos elevados níveis de dióxido de carbono no sangue pode resultar em falta de ar.
- À medida que o feto cresce e o abdome aumenta de tamanho, as costelas inferiores da mulher são empurradas para fora.
- Os ligamentos inclusive da pelve e dos quadris , ficam distendidos, o que pode causar desconforto ao caminhar.
- Mãos e pés inchados , além de causarem desconforto, podem ser um sinal de pré-eclâmpsia.
- Podem ocorrer dores nas costas , causadas pela mudança do centro de gravidade do corpo e por um ligeiro relaxamento das articulações pélvicas .
- Os mamilos podem secretar colostro.
- Aumenta a freqüência e a vontade de urinar.
- Aumenta a necessidade de repousar e dormir.

 
 
 
CUIDADOS COM AS MAMAS E MAMILOS
 


A importância de um porta-seios bem ajustado já foi mencionada. Além disso, se a gestante está planejando amamentar, aconselha-se alguma preparação especial dos seios e mamilos.

Tem sido dispensada grande importância ao endurecimento dos mamilos para prepará-los para a ação escoriadora e distensiva da sucção durante a amamentação ao seio. Alguns autores recomendam que se evite o uso de sabão nos mamilos durante a gravidez e a lactação. Acredita-se que dessa forma se evita o ressecamento e a formação de fissuras, estimulando o mecanismo de proteção natural do organismo. Normalmente as células mortas formam uma cobertura protetora para os mamilos enquanto a secreção abundante proveniente das glândulas sebáceas e sudoríparas mantém a pele flexível e num estado normal de acidez. A lavagem freqüente com o sabão tende a remover todas essas substâncias.

O roçar delicado da vestimenta da gestante é com freqüência um método eficaz para massagear os mamilos. A mulher pode não utilizar porta-seios durante algumas horas do dia , ou, se utiliza um modelo destinado a nutrizes, pode abaixar o protetor do bico, permitindo assim que este entre em contato com o vestuário durante algumas horas. A fricção para secagem com uma toalha grossa constitui ainda outra maneira de gradualmente endurecer os mamilos para a amamentação.


03/05/2010
COMO VOCÊ DEVE PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAR O BEBÊ

1) Olhe todos os dias as duas mamas, a região do bico e a sua volta;
2) Faça os exercícios que aprendeu com a equipe do pré-natal todos os dias, até o final da gravidez;
3) Para o 5º mês de gravidez, aperte em baixo da aréola para sair um pouco da secreção que você estará produzindo neste período. Deixe secar esse líquido em volta da aréola e bico, pois assim a pele da região fica mais forte para amamentar, evitando rachaduras.
4) Lave as mamas apenas com água, evitando sabonetes. Não use cremes óleos, pastas, etc.;
5) Friccione (esfregue) um tecido felpudo e macio (toalha de banho) nos bicos das mamas, deixando-os expostos ao ar durante alguns minutos para deixar a pele mais resistente.
6) Faça uma “janelinha” no centro do sutiã (altura do bico) para deixá-los em contato com a roupa, pois este “roçar” constante deixa a pele mais forte e resistente.
7) Se puder, tome sol diariamente, nas mamas descobertas, por períodos curtos, de no máximo 30 minutos entre 8 e 10 horas da manhã ou após as 16 horas. Assim a pele da mama ficará mais forte e saudável.
Se você seguir corretamente estas instruções, a sua mama não rachará, nem formará feridas.

Exercícios para preparar as mamas para amamentar
1) Pegue o bico do peito entre os dedos polegar e indicador e puxe-o até sentir ligeiro desconforto. Lembre-se que os exercícios nunca devem ser dolorosos.
2) Chicoteie, com as pontas dos dedos os bicos das mamas, de cima para baixo, para endurecê-los.
3) Nas últimas semanas de gravidez, tire um pouco da secreção que está produzindo nas mamas, para facilitar as primeiras mamadas.
4) Seis semanas antes do parto faça exercício 2 vezes ao dia: coloque as mãos abertas (dedo indicador para baixo e dedo polegar para cima) ao redor da mama. Depois escorregue os dedos em direção à aréola (parte escura da mama) e bico, procurando juntá-los.
5) Coloque os dedos polegar e indicador próximo ao bico da mama e afaste-o em direção contrária.
6) Faça movimentos rotativos (de girar) no bico, usando os dedos polegar e indicador.
7) A sucção do bico da mama pelo marido mão prejudica, só pode ajudar. Continue estes exercícios também nas primeiras semanas após o nascimento.


  COMO EVITAR AS TEMIDAS ESTRIAS

Nossa pele é formada por uma camada externa, a epiderme, e uma camada mais interna, a derme, que se apóiam na hipoderme (ou tela subcutânea).
A derme é responsável pela firmeza e elasticidade da pele, pois é rica em tecido conjuntivo, possuindo fibras colágenas, elásticas e reticulares.

É também a camada mais vascularizada da pele.
As fibras elásticas agrupam-se em feixes, e estes se incumbem de fornecer à pele flexibilidade e elasticidade, pois adotam um movimento de vai-e-vem, promovendo o deslizamento das fibras umas sobre as outras, favorecendo a distensão da pele, sua elasticidade e flexibilidade.
Na gravidez a região abdominal sofre transformações para abrigar o novo ser que ali se desenvolve: a musculatura e a pele se distendem aumentando o volume do ventre, fazendo aparecer uma linda barriguinha, ou melhor dizendo, um lindo barrigão.
Essas distensões da pele, se de forma brusca, podem levar à ruptura das fibras elásticas promovendo o aparecimento de estrias. Estas podem apresentar-se róseas ou avermelhadas no início, tornando-se esbranquiçadas em nível mais avançado. Preveni-las torna-se fundamental.
Como? Tornando a distensão da pele algo suave e natural, evitando assim a ruptura das fibras.
Para tanto, a utilização de cremes hidratantes e emolientes, bem como os específicos para prevenção de estrias, torna-se fundamental. A escolha de um produto de marca conceituada é o primeiro passo para obtenção de resultados esperados.
Na impossibilidade de adquirir-se um produto cosmético específico para prevenção de estrias, você poderá optar pelo uso de óleo de amêndoas doces, massageado-o na barriga e até mesmo nos seios, duas vezes ao dia. Ele atuará como um bom preventivo, evitando a formação de estrias. Este óleo, por ser de origem vegetal, tem boa penetração cutânea, e sua composição fornece uma adequada hidratação no local de aplicação, evitando que as distensões se façam de forma brusca, rompendo as fibras elásticas, o que causaria o aparecimento de estrias. Por ser natural não causa irritação local, nem fará mal ao bebê, podendo ser utilizado sem restrições.
Falo por experiência própria, uma vez que na gravidez minha pele apresentava sensibilidade a todo produto aplicado, por melhor que fosse a marca; tive que me contentar com o óleo de amêndoas doces e graças a Deus não adquiri nenhuma estria.

Nenhum creme ou produto aplicado no local poderá causar desconforto ou irritação durante ou após a aplicação.
Escolhido o produto, aproveite para massageá-lo na barriga, em toda extensão abdominal, com movimentos circulares extremamente suaves, com carinho, conversando com o bebê, ou cantando para ele. Faça desse momento um tempo de cumplicidade só entre vocês.
E quanto aos resultados...uma pele macia, saudável e sem as temidas estrias.

Certamente receberá elogios...

Sara Gonçalves
Farmacêutica Industrial




O SAGRADO FEMININO - A DEUSA INTERIOR



Nesta página vamos trazer assuntos diversos sobre o aspecto feminino. Neste texto introdutório podemos ver a grandeza desta natureza e o quanto uma gestação é capaz de promovê-la. Acender a chama da criatividade, da produção e da generosidade em dividir-se para multiplicar, criando espaço para ancoragem de um novo ser.
Objetivos:
. Fazer com que a gestante sinta-se uma deusa e o Pai um deus que vivencia seu aspecto feminino, e que juntos compartilhe uma criação cósmica e ofereça para o planeta uma boa semente saudável, que irá perpetuar sua descendência e honrá-la de coração.

.Fazer contato com a Energia Celeste, que é feminina,criativa, amorosa, que promove o cuidado tanto de si quanto do outro.
. Dar a oportunidade de reprogramar conceitos e ampliar a percepção, exercitando o Amor Universal.

Marcya Salloys
(Retirado do Portal dos Anjos)


Venha A Sagrada Sophia! Enche-nos com sua presença!
Nossos olhos estão abertos
Nossos ouvidos estão abertos para ouvir e para receber você, venha!
O venha, queremos saber o seu mistério e sua sabedoria.



O que significa quando alguém elogia o divino feminino? Ou quando alguém diz que o divino feminino é o caminho para a cura e iluminação? Ou que o divino feminino é despertar o nosso mundo, neste momento, anunciando um retorno às freqüências mais elevadas de luz e de pensamento? É este um conceito cristão? Budista? Pagão? New Age? É ligada à religião? Ou é um conceito espiritual? Qual é a sua história e onde estão suas raízes?
A resposta é simples. O feminino divino é a deusa que está em todas as tradições, e tem sido desde o início dos tempos. Estas tradições são uma parte, mística e mágica, poderosas da primitiva Mãe Terra. Elas simbolizam o equilíbrio e a cura, renovação e restauro.

Sophia é uma forma muito antiga da Deusa da Sabedoria. Ela é conhecida em muitas tradições por nomes diferentes, mas ela carrega o manto da inteligência intuitiva. Às vezes ela é Isis, espalhando suas asas de ascensão. Às vezes ela é Asherah, o pão da vida original. Maria Madalena é dita ter sido uma encarnação de Sophia.
O rei Salomão do Antigo Testamento teve um relacionamento profundo e intenso com Sophia. Ela foi reverenciada como a noiva do sábio Salomão pelo povo judeu. Na mitologia grega, Atena era a deusa da sabedoria e da tecelagem, a coruja e a oliveira eram sagrados para ela.
O símbolo de Sophia é a pomba, descrito como o pássaro descendo dos céus, conhecida no cristianismo, como o Espírito Santo.
Isis é a deusa egípcia da magia, da fertilidade e da maternidade. Ela passou por muitos nomes, tais como a Rainha dos Céus, Estrela do Mar, Doadora de Luz do Céu, Senhora das Colheitas Verdes, e Ela que sabe fazer o bom uso do botão direito do Coração.

Ela é a Grande Mãe da fertilidade, da criação, da vida e da morte. Alguns vêem a Maria, a mãe de Jesus, como uma encarnação de Isis.
As exóticas e misteriosas Madonas Negras têm suas raízes nas tradições pré-deusa cristã. Na tradição provençal do sul, a Madona Negra é associada com Santa Sara, a padroeira dos ciganos. Muitos acreditam que os santuários europeus para a Virgem Negra tem poderes curativos especiais. Estes lugares energéticos têm frequentemente uma fonte de água sagrada e uma fundação Céltica. A Madona Negra é uma outra forma do princípio feminino.

Então, qual é o princípio feminino?
Basta colocar, seus princípios que são os de carinho, de amor, compreensão, compaixão, percepção, intuição, criatividade, perdão, cura e sabedoria.
Qualquer que seja sua escolha de crenças e tradições, se ela aparece para você como Ishtar ou Maria, Gaia ou Kuan Yin, como a grande Mãe Maria ou Madalena, ou como um panteão de deusas do antigo Egito ou a Grécia ou Roma, para a África ou no Oriente Médio, para os cultos da Madona Negra, ou se ela é girada em um dos arquétipos de tribos indígenas, como a Mulher-Aranha, o divino feminino ainda é o primordial Ela que cria a partir de uma fonte central.
As qualidades e características da deusa são tecidas a estas correntes que transcendem o tempo e o lugar. Todos os modelos da primavera do divino feminino a partir desta matriz.


A Deusa é a nossa principal força da vida no planeta. Se não utilizar o amor, carinho, compreensão e bondade do divino feminino dentro de todos nós não vamos sobreviver. Precisamos desta essência para devolver o equilíbrio ao nosso mundo, nossos corpos e nossas vidas.

Precisamos nos lembrar de seus caminhos, esses caminhos do feminino divino, para que possamos expandir nossa consciência e o foco em questões globais em disputa. Precisamos da Grande Mãe, para nos guiar e nos ensinar, para que possamos encontrar novas maneiras de resolver velhos problemas e entrar em co-existência pacífica com os outros.

A força vital do divino feminino é a centelha que nos ajudará a provocar uma profunda espiritualidade, tecnológica e de transformação biológica. Sua sustentabilidade é a nossa sobrevivência.