Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Magia do Som e o Poder das Palavras


A Magia do Som!... Vivencie o poder oculto nesta arte, exercitando com seu bebê.
Mesmo na barriga em sua idade mais tenra ele já pode te ouvir, te sentir, então você poderá conversar com ele, ensiná-lo, prepará-lo, acalentá-lo, diverti-lo, apaziguá-lo com sua voz doce e versátil emitindo a princípio sons simples que vem do coração, utilizando apenas as vogais.
A voz entoando uma canção é como um bálsamo de cura, ela vai além do racional, atinge as células da emoção, move a água dentro do nosso organismo, altera nossas lembranças e sentimentos. A música eleva nosso estado de consciência e pode alterá-lo.
Crie canções para seu bebê, faça distinções entre elas, exercite sua criatividade e comece a brincar com seu bebê, não importa o tamanho da semente. Ela está viva!
Muitas tradições indígenas acreditam que a forma de você conectar com os grandes espíritos da natureza é por meio do canto, por isso sair cantando pela vida é uma promessa de cura.
Para cantar bem respire, pois é fundamental respirar profundamente, para ativar todas as células e tomar consciência do presente, do agora e poder relaxar cada músculo, abandonar pensamentos apreensivos e destrutivos, tomar consciência e poder sobre sua vida através da música, do som, do cantar. Respirar irá levá-la a um estado de prece. Cante para você, para sua casa para seu anjo, para os pássaros, para o ar, para água e integre-se com toda natureza.
Cante usando apenas as vogais, fazendo um melodioso, um canto personalizado, seu coração saberá o que dizer, enquanto suas palavras ecoam sons sem consoantes, que superam barreiras e atingem profundamente tudo que está ao redor, alterando o estado emocional para um profundo bem estar.
Trabalhe sua voz de várias formas, produza sons.
Saiba que cada vogal tem um poder específico:
Utilize este conhecimento quando for emitir os sons.

A - FORÇA DA INTEGRAÇÃO: aplica e consolida

E - FORÇA DA AFIRMAÇÃO: confirma, realiza

I - FORÇA DO DINAMISMO: provoca iniciativa

O - FORÇA DO MAGNETISMO: proporciona abertura

U - FORÇA DA UNIAO: Centro de criação, união.


É muito legal você poder treinar este conhecimento de forma divertida, assim quando seu filhote começar a falar as primeiras palavras será cantos de vogais, e saiba que o inconsciente entende muito mais rápido esta linguagem sem as consoantes, pois o som vocálico emite o som do coração de maneira direta. Tanto que você pode usá-la com as plantas, com os animais eles entenderão muito mais.
Esta é uma cultura indígena que está cheia de conteúdo, experimente e verá!
As canções completas, com consoantes também são maravilhosas, principalmente aquelas cuja letra eleve o espírito, tranqüilizando a alma.
Evite sons que tragam lembranças e sentimentos de solidão e abandono.
Eleja musicas altruístas, alegres, profundas para ativar boas memórias no bebê, nos pais e no ambiente.
Segue algumas sugestões:

UNIPAZ
A paz no mundo começa dentro de mim
Quando eu me aceito de corpo e alma
E reconheço meus defeitos com paciência e calma
Ao invés de me fragmentar em mil pedaços
Eu me coloco inteiro no que penso, sinto e faço
Passageiro no tempo e no espaço sem nada para levar que possa me prender
Sem medo de errar e com muita vontade de aprender
A paz no mundo começa entre nós
Quando eu aceito o teu modo de ser sem me opor ou resistir
E reconheço tuas virtudes sem te invejar ou me retrair
E faço das nossas diferenças a base da nossa convivência
E em lugar de te dividir em mil personagens consigo ver-te inteiro, nu, real, sem nenhuma maquiagem
Companheiros da mesma viagem no processo de aprendizagem do que é ser gente
A paz no mundo começa quando as palavras se calam e os gestos se multiplicam
Quando se reprime a vergonha e se expressa a ternura
Quando se repudia a doença e se enaltece a cura
Quando se combate a normalidade que virou loucura e se estimula o delírio de melhorar a humanidade, de construir uma outra sociedade com base numa outra relação em que amar é a regra e não mais a exceção.

UNIPAZ
Diante de mim tendo eu mesmo por testemunha e sob pena de perder o respeito por minha própria palavra, eu me comprometo a buscar e defender qualidade de vida em tudo o que eu faço e em todos os lugares onde eu esteja, e me comprometo a estar presente aqui e agora, a despeito do prazer ou dor que este momento me traz, fazendo a parte que me cabe, do melhor modo que eu sei, sem me queixar do mundo nem culpar os outros por meus acertos e fracassos. Mas antes me aceitando limitado, imperfeito e humano. Mesmo que tudo recomende o contrário, eu me comprometo a amar, confiar, ter esperança sem quaisquer limites nem condições. E embora eu só possa fazer pequeno eu me comprometo a pensar grande e a me preparar com disciplina e coragem para os ideais que ainda espero e vou alcançar, sabendo que tudo começa simples e singelo. De corpo, cabeça e coração, eu me comprometo crescer muito e sempre de todos os modos possíveis, de todos os jeitos sonhados até que a vida me considere apto para a morte.



A crueldade das canções de ninar


Já repararam, aposto.

Perceberam como as canções de ninar, sim, aquelas entoadas por nossas avós desde nossa tenra idade, são totalmente bizarras?

Elas incitam o medo, a tragédia, a maldade, o abandono.

Devem ter sido compostas por mães com depressão pós-parto, só pode.

Por que diabos eu cantaria para minha filha que o “boi da cara preta” vem pegá-la?

Ou para que durma porque o papai “foi pra roça e a mamãe está no cafezal” (ou seja, ela está SOZINHA em casa!) e a Cuca vem raptá-la?

E não pensem que isso é privilégio do cancioneiro folclórico brasileiro não, os gringos também são bem sombrios em se tratando de canções de ninar.

Que tal - ”balança bercinho no alto da árvore, quando o vento soprar o galho vai chacoalhar e o bebê e o bercinho despencarão”

Cruzes, só de pensar numa coisa dessas fico toda arrepiada!

Por que eu iria querer que o berço do meu bebê (ou de qualquer bebê do mundo) despencasse do alto de uma árvore, por Deus?

Cante para o seu filho. Eles aprendem muito através da música, porque as palavras são pronunciadas cadenciadamente e com clareza. E é cientificamente provado que a mente humana grava melodias com muito mais rapidez do que palavras faladas.

Fora que música é a linguagem dos deuses. É essencial para qualquer ser humano que almeje uma ligação com o transcedental.

Mas cuidado com o que você canta para ele.

Eu tenho a crença de que palavras tem poder. Tanto positivas quanto negativas.

Há um ditado judeu que diz: “A palavra falada e a flecha lançada não voltam mais”. Ou seja: cuidado com o que você fala. Você pode trazer traumas ou benefícios.

Portanto, encha a vida e a alma do seu pequeno com coisas boas, alegres, leves e educativas.

Quando ele crescer, inevitavelmente vai se deparar com a tristeza e o lado negativo e pesado da vida (yang) porque este também é necessário para o bom funcionamento e o equilíbrio do Universo.

Mas deixe isso para quando ele quando crescer.

Por enquanto ele só precisa de coisas boas. (yin)

Pense em alternativas! Hoje em dia existem milhares de CDs e MP3 infantis muito legais.

Eu invento letras para melodias tradicionais de canções de ninar.

Cada dia uma. Mas sempre algo alegre e positivo.

Pense nisso.



Retirado de: http://superbebe.wordpress.com/2008/08/12/a-crueldade-das-cancoes-de-ninar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário